Livro do Contestado

Encomende um exemplar do livro e descubra detalhes únicos  do conflito armado mais sangrento do Brasil.

TRECHO DO LIVRO

O caboclo expulso de suas terras estava encoberto pela neblina enfumaçada e empunhava uma arma, apontando para o bandido que acabara de encontrar os restos mortais do companheiro assando nas brasas. Naquele dia, o caboclo banido estava com sorte, apesar de perder sua casa, seu paiol e sua criação. A chance surgiu quando se iniciou o tiroteio entre os homens dispersos na mata. O capanga voltou a cabeça para o ponto onde estariam os companheiros e sacou a arma do coldre, engatilhando-a instintivamente, abrindo a boca para gritar para os comparsas anunciando seu achado macabro. 

O caboclo não pensou mais de uma vez, pois em tais circunstâncias, não lhe era dado o direito de falhar. Antes que o bandido conseguisse emitir um único brado, o caboclo aproveitou o estardalhaço da artilharia que acontecia na mata próxima e puxou o gatilho, desferindo um tiro certeiro no capanga. A pontaria foi criteriosa, atingindo o peito do homem na altura do coração, sem lhe dar nenhuma chance de revide. 

A cabeça do homem da ferrovia sentiu o impacto do certeiro projétil de chumbo, fazendo com que o queixo fosse lançado contra o próprio peito com um baque surdo. A inércia fez com que o pescoço, já sem comando, retornasse para a retaguarda, mas não sem que antes o homem visse seu executor, que segurava com firmeza na mão direita o revólver ainda fumegante. A mão esquerda do capanga, que segurava a arma, afrouxou os dedos já mortos e o revólver escapou-lhe do controle, desabando sobre as cinzas da casa, espalhando brasas iridescentes, como uma flor inusitada e singular desfolhada por um sujeito alucinado. 

Ao cair, o revólver disparou e a bala acertou o pé de um pinheiro de ampla galhada próximo ao lugar onde estava o caboclo, incrustando-se na grossa casca e obrigando-o a saltar para o lado oposto. Os joelhos do bandido se dobraram ao sabor do impacto e seu corpo foi lançado com força, como que catapultado sobre o inerte corpo parceiro, espalhafatosamente jogado sobre as brasas ainda incandescentes, aumentando a quantidade de fumaça gerada pelo incêndio da casa.

Solicite um Exemplar